quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Museu do Pedro

(Já era pra eu ter feito esse post há tempos, mas... não deu.) =|

Pedro Ludovico Teixeira foi o responsável pela transferência da capital para Goiânia, participou da construção da mesma, melhorou a enconomia do estado ocupando os espaços demográficos vazios, também unindo o centro-oeste ao sul do país. É... pelo visto, ele era gente boa! (Y)
Quando me mudei pra capital (que na essência, devia ser linda), andei pra tudo quanto é lugar. Atoa mesmo, pra ver lugar bonito, e conhecer um pouco da cidade. Numa dessas andanças, fui no Museu Pedro Ludovico Teixeira, que era a casa do cidadão... Tinha tanta coisa lá... Objetos pessoais, documentos, livros, artigos de cozinha... sem contar na beleza da casa... típica da época em que foi construída. Enfim... ver, é melhor do que só ler: =D


    Fotos por Thiago Carvalho


























A antiga rua 26, atualmente Dona Gersina Borges, abriga uma casa que faz parte da história do povo goiano. Lá morou o fundador da capital, Pedro Ludovico Teixeira que iniciou sua construçăo em 1934, tendo concluído a obra em 1937. A arquitetura em Art-Déco, em voga n a época, marca o prédio até hoje conservado assim como o deixou seu proprietário.
Tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual foi transformada em museu em 1987. Distribuído por toda residęncia está o acervo, constituído de 1836 peças. Săo porcelanas, mobiliário, vestuário, cristais e objetos de uso pessoal. Dois mil livros e oitocentos documentos originais datados dos anos vinte até a década de setenta, compőem a biblioteca particular de Pedro Ludovico. O acervo iconográfico contém um mil, cento e quarenta e duas fotos, formando importante registro histórico.
Há ainda outra biblioteca, Antônio Borges Teixeira que com seus duzentos e setenta e oito livros contam a história de Goiânia e do estado. O Museu passou recentemente por ampla reforma conservando-se no entanto todo o seu acervo. O espaço permite a historiadores, estudantes, intelectuais, pesquisadores, jornalistas e curiosos fazer uma incursăo nas décadas de 30, 40, 50 e 60.

Endereço: Rua 25, esq. com Av. Dona Gercina Borges Teixeira, Centro
Telefone: (62) 224-3059
Visitas: De Terça a Sexta-feira - Das 9 ŕs 17 horas
Sábados, Domingos e feriados - Das 9 ŕs 16 horas.
Visitem, vale a pena. =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário