domingo, 1 de abril de 2012

Carmina Burana de Carl Orff no CEP em Artes Basileu França

Minha paixão por arte - música, principalmente - é bem explícita a qualquer cidadão da face da terra que troque algumas míseras palavras comigo. Respiro, como, durmo, vivo e transpiro música... hauhauhuaa E... o meu gosto por Canto Coral também é antigo, canto em grupos vocais desde pequeno e tenho uma grande admiração por essa modalidade da música. Mesmo tendo experiência com corais, nunca havia tido a experiência de fazer uma peça desse tipo completa, até mesmo pq é bem recente o meu envolvimento com o meio erudito. Agora, tive essa oportunidade de participar de um espetáculo bastante grande e que reserva muitas expectativas de todos os coristas, atores, dançarinos, instrumentistas e organizadores do evento. Carmina Burana é muito conhecida pelo público em geral devido ao tema principal da cantata ser muito utilizado em filmes, seriados e etc... São 22 movimentos contidos em 3 partes e, é uma obra, na minha opinião, bem gostosa de cantar. O pessoal de todas as artes do CEP em Artes Basileu França está envolvido no espetáculo, que será aberto ao público com ingresso de 40 reais e 20 reais (a meia), do dia 15 ao 17 de Abril. Quem tiver a oportunidade de ir, aproveite! Pois Goiânia, e o estado em geral, precisa do apoio da população pra todos esses eventos culturais, afinal, sem público não há espetáculo. Vou postar aqui as letras e videos de alguns dos movimentos que eu mais gosto da obra...

Parte 3 - Cour D'amours, movimento 20 - Veni, veni, venias



Veni, veni, venias,
ne me mori facias,
hyrca, hyrce, nazaza,
trillirivos...

Pulchra tibi facies
oculorum acies,
capillorum series,
o quam clara species!

Rosa rubicundior,
lilio candidior,
omnibus formosior,
semper in te glorior!


E Agora os movimentos finais, na ordem,
21. In trutina
22. Tempus est iocundum
23. Dulcissime
24. Ave formosissima
e o Tema da obra, Movimento 25 - O Fortuna.

Vale a pena ver o video até o final! ;) 




21. In truitina

In truitina mentis dubia
fluctuant contraria
lascivus amor et pudicitia.

Sed eligo quod video,
collum iugo prebeo;
ad iugum tamen suave transeo.

22. Tempus es iocundum

Tempus es iocundum
o virgines,
modo congaudete
vos iuvenes!
Oh, oh, oh!
totus floreo,
iam amore virginali totus ardeo!
novus, novus amor est, quo pereo!

Mea me confortat
promissio,
mea me deportat
negatio.
Oh, oh, oh
totus floreo
iam amore virginali totus ardeo!
novus, novus amor est, quo pereo!

Tempore brumali
vir patiens,
animo vernali
lasciviens.
Oh, oh, oh,
totus floreo,
iam amore virginali totus ardeo!
novus, novus amor est, quo pereo!

Mea mecum ludit
virginitas,
mea me detrudit
simplicitas.
Oh, oh, oh,
totus floreo,
iam amore virginali totus ardeo!
novus, novus amor est, quo pereo!

Veni, domicella,
cum gaudio,
veni, veni, pulchra,
iam pereo!
Oh, oh, oh,
totus floreo,
iam amore virginali totus ardeo!
novus, novus amor est, quo pereo!

23. Dulcissime

 Dulcissime,Ah!
 totam tibi subdo me!


24. Ave formosissima

Ave formosissima,
Gemma pretiosa,
ave decus virginum,
virgo gloriosa,
ave mundi luminar,
ave mundi rosa,
Blanziflor et Helena,
Venus generosa!


25. O Fortuna


O Fortuna
velut luna
statu variabilis,
semper crescis
aut decrescis.
vita detestabilis,
nunc obdurat
et tunc curat;
ludo mentis aciem,
egestatem,
potestatem
dissolvit ut glaciem.

Sors immanis
et inanis,
rota tu volubilis,
status malus,
vana salus
semper dissolubilis,
obumbrata
et velata
michi quoque niteris;
nunc per ludum
dorsum nudum
fero tui sceleris.

Sors salutis
et virtutis
michi nunc contraria,
est affectus
et defectus
semper in angaria.
Hac in hora
sine mora
corde pulsum tangite;
quod per sortem
sternit fortem,
mecum omnes plangite!

Espero que este post tenha despertado em vocês, meus amigos, a vontade de ir e assistir esse espetáculo, que é um dos mais conhecidos pelo mundo erudito e pelo mundo da música em geral. Futuramente, confiram aqui algumas das fotos e videos do evento... farei questão de postar! ;)

Mais informações de local, data, horários e preços aqui no evento no facebook~> http://www.facebook.com/events/261966817222527/


Um comentário:

  1. eu não preciso cometar mais nada! rs
    pouparei você de saber mais uma vez do meu desejo imenso de estar aí, já expressado por palavras escritas e faladas.
    só quero reforçar seu convite a todos que puderem comparecer. com certeza, valerá muito a pena. se não fosse essa "pequena" (ironia) distância que nos separa, estaria presente em algum dos dias sem dúvida.
    sucesso nas apresentações! acredito que você se realizará mais ainda que os espectadores. rs
    é tão bom! aproveite! ;)

    abração, Sony.

    ResponderExcluir