"- Eles parecem tão contentes - diz Nathaniel enquanto os músicos afinam os instrumentos e o maestro, Esa-Pekka Salonen, entra no palco com passos energéticos sob farta cabeleira loura.
- Eu também ficaria contente se fosse tocar a Terceira sinfonia, especialmente com bons músicos. Você olha para o músico do lado e diz "Que legal".
Napoleão Bonaparte foi a inspiração original para a Terceira sinfonia de Beethoven mas, segundo a lenda, o compositor mudou de opinião sobre o homem ao ver o libertador se transformar num tirano. Ele intitulou a sinfonia Eroica, que significa heroica, e pretendia que fosse um tributo à coragem, e não a um único homem. Obtive essas informações de Nathaniel, um professor paciente que parece satisfeito por poder me oferecer a dádiva do seu conhecimento. A Eroica começa com dois clangores curtos que fazem o espectador pular na poltrona. Depois de despertar a atenção, Beethoven faz os naipes de cordas manterem uma conversa com intensidade sonora grande e forte. Há fascinação e suspense na peça, a expectativa de uma declaração corajosa e categórica."
# Parte 1 do Primeiro Movimento da Terceira Sinfonia
E, pra finalizar, um trechinho da parte da Terceira sinfonia que eu mais gosto:
"A Terceira já foi certa vez descrita como uma composição em que nuvens sombrias se dissipam na luz do sol."
antes de qualquer coisa, quero parabenizá-lo pela decisão de criar o blog e por iniciar as postagens tão bem.
ResponderExcluira 9ª tem um significado muito grande para mim, quando se trata de música erudita, pois ela foi meu primeiro contato intenso com esse tipo de música, quando participei do Coro Sinfônico da ORSSE (Orquestra Sinfônica de Sergipe). foi com ela que aprendi o que sentir a música. ao escutá-la, mesmo depois de anos, lembrei de cada instrumento, das vozes, das entradas e pausas, dos crescentes etc... e fiquei emocionado.
achei muito interessante nesse trecho do livro quando ele explica o propósito da peça e descreve as sensações esperadas dos ouvintes ao ouvi-la. e foi super válido você ter anexado o vídeo ao post para termos uma noção prática daquelas palvras.
durante a leitura, através do pensamento e lembranças, fui ao Teatro Tobias Barreto, onde costumo assistir aos concertos, e imaginei-me sentado em uma de suas poltronas vermelhas, envolto pela luz baixa e ar frio, rodeado de pessoas sérias e elegantes - algumas inconvenientes também -, atento aos movimentos dos músicos e do maestro. que saudade!
já assisti ao vivo a "Eroica" e foi um prazer recordá-la através de seu post. obrigado.
abraço, Sony.
p.s. 1: fiz quase um segundo post, hein? eu e minha mania de não economizar nas palavras. rs
p.s. 2: aguardarei ansioso pelo próximo. não desanime. ;)
rs, Obrigado... Te agradeço pelo apoio, que não foi expresso somente por palavras, mas por ações também.. Obg pelo Background, design e etc...
ExcluirE sobre a sinfônia.. realmente, a nona é muito marcante. Lembro-me da primeira vez que a ouvi completa... Fiquei muito empolgado, com a parte do coral principalmente! E a terceira, tomei gosto justamente por causa desse livro.. na época que eu comecei a lê-lo fiquei curioso sobre as obras de Beethoven e passei a pesquisar mais. Enfim, gostei muito também da forma que o livro descreve as sensações ao assistir o concerto e do jeito que ele ilustrava isso.. tentando colocar em palavras uma coisa que nem sempre é possível entender: Música. Principalmente esse tipo de música, rs. Mas ele foi bem real ao que a peça realmente passa, o inicio da peça no caso. Acho que vou continuar postando sim.. sem esperar views... Vc sabe que é bom escrever, tomar hábito, materializar o que você pensa. Então, vou tomar esse espaço pra mim, e não pensando no gosto alheio. SHAUSHAUSHUA
Obrigado, novamente... e, saiba que sou leitor assíduo do http://rodrigoacoelho.blogspot.com/ ;)
Abraço
Eu assisti um filme em que o próprio apresentava essa música a um rei, sabe quando a gente perde o sono e assiste um filme velho? Foi um desses, não terminei de assistir, mas adorei a forma como a música foi vista como uma ousadia pelos espectadores da sala, as mulheres chegavam a sentir-se desrespeitadas pela forma como a música as envolvia. Enfim, magnífico, assim como será seu blog. Você é um músico Sony, Deus colocou esse dom na sua vida e encheu o seu coração de música e louvor. Claro que serei sua "perseguidora" nesse blog....hahahaha.
ResponderExcluirComplementando meu comentário....Eroica nas Telas
ResponderExcluirEm 2003 um filme de Simon Cellan Jones-BBC/Opus Arte Eroica foi lançado, sendo que Ian Hart interpretou Beethoven. A Orchestre Révolutionnaire et Romantique, conduzida pelo Sir John Eliot Gardiner, apresentou a Eroica inteiramente. O tema do filme é a estréia em 1804 privada da Sinfonia Eroica, no palácio do príncipe Lobkowitz (interpretado por Jack Davenport). O filme é baseado, em parte, das lembranças de Ferdinand Ries do evento.
E aqui o filme se você quiser ver.....http://www.imdb.com/title/tt0369400/
Hehe, obrigado Keila... Enfim, nesse blog vou fazer como você, o Elvys, o Rodrigo... escrever pra mim. Falar o que quiser sem a pressão de mantê-lo sempre atualizado, ou me prender a algum assunto específico... E é verdade, Deus me enche de música, de louvor... tanto que não consigo nem sequer expressar fielmente o que eu sinto! Obg pelo filme ;) Vou assistir!
ExcluirObrigado Sony, por lembrar de mim em uns dos seus post's. Continuo torcendo pelo o seu crescimento musical, você tem esse dom, cabe à você está constantemente melhorando. A Nona Sinfonia é a que mais admiro, linda e absurdamente magnífica. Sony, deixo essa frase de Beethoven
ResponderExcluir"Milhares de pessoas cultivam a música; poucas porém têm a revelação dessa grande arte." E você meu amigo, tem essa arte, esse dom e esse potencial. Um grande abraço, desse amigáááoo!
Obrigado amigo, guardo atentamente as palavras que vc me diz! Sabe que torço por vc, e fico feliz pelo seu crescimento! E, obrigado novamente pelo presente! hehe
Excluir